| | EN PT

20/03/2025

Dia Mundial da Agricultura – sementes de progresso

A agricultura enquanto espaço de vida e produção evoluiu ao longo dos séculos de forma acelerada, resultado do trabalho dos produtores aliados à tecnologia e a inovação. 

Desde primórdios da descoberta do cultivo à era da agricultura de precisão digital, tivemos uma virada de chave no setor que garante um percentual considerável no PIB brasileiro, cerca de 22% segundo o Cepea.

Nós da SLC Sementes temos muito orgulho em fazer parte de um setor tão representativo, que gera emprego, renda e que mantêm o Brasil como referência em agricultura responsável. 

No artigo de hoje, você vai conferir um pouco mais sobre a importância da agricultura no Brasil e no mundo, seu papel enquanto setor que mais cresce e que se preocupa com a preservação ambiental.

Lavoura de algodão

Agricultura no Brasil, o equilíbrio da balança comercial 

Segundo dados do MapBiomas os últimos 38 anos, a área destinada à agropecuária no Brasil aumentou em 50%, ocupando 95,1 milhões de hectares, o que representa 10,6% do território nacional, uma extensão que ultrapassa o terceiro maior estado brasileiro, Mato Grosso. 

Para termos uma ideia, um hectare equivalem a aproximadamente 1,4 campos de futebol. Com isso, podemos visualizar a imensidão das áreas cultivadas. 

A tabela abaixo demonstra a ampliação da área plantada no Brasil, quando consideradas propriedades maiores de mil hectares. Os números apresentados no último Censo Agropecuário mostram a ampliação de 14% nas áreas de lavouras temporárias quando analisado o período de 2006 a 2017. 

Utilização de terras segundo grandes grupos

 Fonte: IBGE – Censo Agropecuário 2017.

Ainda, quando analisado o infográfico acima, é possível afirmar o comprometimento com a preservação ambiental. A agricultura brasileira vem buscando formas de equilibrar o uso dos recursos naturais de forma eficiente e ao mesmo tempo com cuidado ao meio ambiente.  

Mesmo antes da aprovação da Lei n. 12.651/2012 – Código Florestal Brasileiro que trata sobre a preservação ambiental das áreas produtivas e dá outras providências, a agricultura brasileira realizava ações de preservação ambiental.  

Os dados mostram uma evolução neste aspecto, as matas naturais dentro de estabelecimentos agrícolas expandiram 12%, chegando a 106.574.867 hectares, e as matas plantadas agora ocupam uma área 83% maior do que em 2006, totalizando 8.658.850 hectares.

Lavoura de soja

Principais culturas agrícolas no Brasil

As principais culturas agrícolas no Brasil, de acordo com o IBGE, incluem: soja, cana-de-açúcar, milho, café e algodão. A soja e o algodão são especialmente importantes, sendo o Brasil  um dos maiores produtores e exportadores mundiais desses produtos.

Produção Agropecuária no Brasil

Fonte: IBGE

A exportação de soja e algodão 

O Brasil tem grande papel não apenas na produção, mas também no cenário mundial, quando se trata de exportação, especialmente, em relação à soja e algodão. A Embrapa traz uma visão panorâmica da importância dos dois produtos para a balança econômica. 

Em 2023, o Brasil teve um volume de 1.618.228,357kg de pluma de algodão, (dados Exportação Agropecuária Embrapa, 2024). Exportando principalmente para a China, como principal mercado comprador. 

A soja brasileira, também tem como principal destino a China, contudo, exportamos para mais 112 países. A tabela abaixo mostra o crescimento do volume e do valor bruto da produção ao longo dos anos.

Trabalho no agronegócio brasileiro 

No terceiro trimestre de 2024, a população no agronegócio brasileiro alcançou 28,4 milhões de pessoas, marcando o maior número já registrado desde o início da série histórica, em 2012, e superando o recorde anterior registrado no 2024, segundo dados da Cepea, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). 

Esse crescimento reflete a expansão do mercado de trabalho brasileiro como um todo. Nesse contexto, os trabalhadores do agronegócio representaram 26,03% do total do mercado de trabalho nacional conforme o gráfico abaixo que resume essas informações, mostrando a evolução da população ocupada no agronegócio e sua participação no mercado de trabalho brasileiro.

População ocupada no agronegócio

Fonte: Cepea

A agricultura: a alavanca do desenvolvimento mundial 

A SLC Sementes tem evoluído junto com a agricultura brasileira. Buscamos em cada semente entregar tecnologia, inovação e produtividade para os produtores do cerrado brasileiro.  

Contamos com um portfólio 25/26 com 47 cultivares de soja e 17 de algodão (safra 2024/25). Nosso diferencial vai além da qualidade das sementes, oferecemos suporte completo ao longo de todo o ciclo produtivo. 

Parabenizamos você produtor pelo Dia Mundial da Agricultura! Parabéns por acreditar na força que emerge do solo e do trabalho para o desenvolvimento, progresso e a evolução desse setor que tanto nos orgulha. 

SLC Sementes, a produtividade da sua próxima safra de soja começa aqui! Contate o representante mais próximo e confira o nosso portfólio completo e opções em tratamento de sementes industrial (TSI).

Publicações Relacionadas

Lavoura de soja

Dia Mundial da Agricultura – sementes de progresso

Confira um pouco mais sobre a importância da agricultura no Brasil e no mundo, seu papel enquanto setor que mais cresce e que se preocupa com a preservação ambiental.

A mulher e o agronegócio brasileiro – uma semente que se multiplica 

Descubra como a liderança feminina transforma o agronegócio brasileiro, promovendo sustentabilidade, inovação e empoderamento no campo. Leia mais sobre a importância da mulher no agronegócio com a SLC Sementes.

07/03/2025

Dia do Agronegócio: números importantes e expectativas para 2025

Confira destaques do agronegócio brasileiro, e os principais números, focando nas culturas de soja, milho, algodão e trigo

25/02/2025

ISO 9001 SLC Sementes

Certificação NBR ISO 9001: 2015: a evolução da qualidade na SLC Sementes

Em janeiro de 2025, a SLC Sementes conquistou uma nova certificação, abrangendo etapas estratégicas da produção de sementes de algodão em algumas fazendas da SLC Agrícola.

13/02/2025