O plantio de algodão da safra 2021/22 atingiu 74% da área prevista, segundo o relatório semanal da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), divulgado no fim de janeiro. A semeadura avançou 12 pontos porcentuais em relação à semana anterior.
Seis estados estão implantando a lavoura de fibra: Bahia (84%), Goiás (86%), Maranhão (86%), Minas Gerais (85%), Mato Grosso (69%) e São Paulo (90%). No Paraná, no Piauí e em Mato Grosso do Sul, o plantio já foi concluído.
A Abrapa prevê que o cultivo de algodão na safra 2021/22 vai atingir 1,547 milhão de hectares, o que representa uma alta de 13,5% em relação a anterior. A estimativa é que a produção nacional seja de um volume 16,5%% superior ao colhido na temporada 2020/21.
Além disso, a Associação também informou que o Brasil exportou 162,6 mil toneladas de algodão nas três primeiras semanas de janeiro, estando abaixo da média se comparado ao mesmo período do ano passado.