| | EN PT

08/07/2024

Sementes para o Amanhã: 4ª Edição – Qualidade e manejo para altas produtividades em destaque

No último dia 20 de junho, ocorreu na Fazenda Panorama, localizada no município de Correntina, Bahia, a edição anual do Sementes para o Amanhã, uma iniciativa da SLC Sementes para abordar temas relevantes do setor de produção de sementes, bem como o manejo das lavouras.

A 4ª Edição teve como tema central a “Qualidade de Sementes”, abordando ainda o “Manejo para altas produtividades em anos atípicos”, em função da ocorrência frequente dos fenômenos La Niña e El Niño, que alteram a dinâmica das temperaturas e da distribuição das chuvas.

Gerente de Produção de Sementes, João Vanin e Ricardo Oliveira, Gerente de Vendas e Marketing, durante explanação do Sementes para o Amanhã SLC Sementes.

O evento foi conduzido pela Coordenadora de Marketing e Desenvolvimento de Mercado, Nanthala Arizaga, e contou com a participação de diversos palestrantes, incluindo:

Ricardo Oliveira, Gerente de Vendas e Marketing de Sementes, que contou um pouco da trajetória da empresa, dos grandes lançamentos do ano de 2024 e o que a SLC Sementes almeja em breve.

Além de apresentar o novo programa de garantias da SLC Sementes, o Garante +MAIS, que, mais do que um seguro para o produtor rural, é a garantia de germinação e emergência das lavouras, mesmo em casos de sinistros, sejam eles causados por condições ambientais adversas, problemas operacionais durante a semeadura e até mesmo por pragas e doenças, e, também, destacar as linhas PROMAX.

O novo Tratamento de Sementes Industrial, o PROMAX – a Proteção Máxima para as lavouras, agora passa a contar com três linhas exclusivas, divididas em: PROMAX Essencial, PROMAX Guardião (com três opções em TSI) e PROMAX Escolta. Além disso, outras duas novidades foram anunciadas.

 

Novidades SLC Sementes

A primeira é que o evento Sementes para o Amanhã passa a ser uma ação com dias de campo ao longo do ano. Continuaremos com as edições anuais do Sementes para o Amanhã, mas ele também acontecerá em diversas regiões em formato de dias de campo, onde o desempenho dos materiais SLC Sementes poderá ser observado na prática pelos nossos produtores.

As edições estão previstas para os Estados do Mato Grosso e Goiás , permitindo que produtores das mais diversas regiões de atuação tenham acesso ao portfólio SLC Sementes na íntegra.

A segunda novidade foi o anúncio da nova parceria da SLC Sementes: a Grão Direto, uma plataforma que permite o acompanhamento das cotações de grãos em tempo real, bem como a realização da operação de Barter. E, em breve, clientes da SLC Sementes poderão adquirir o nosso portfólio completo de sementes de soja e de algodão via barter. Tudo a distância de um clique, com rapidez, comodidade e segurança.

O evento contou ainda com a participação do Gerente de Produção de Sementes, João Vanin, que abordou o manejo para a produção de sementes de qualidade.

João Vanin enfatizou a localização estratégica dos campos de produção de sementes de soja e de algodão nos Estados do Cerrado brasileiro, o que permite flexibilidade, qualidade e uma produção estável. Além disso, a SLC Sementes conta com cinco IBS (Indústrias de Beneficiamento de Sementes), localizadas de forma estratégica nos Estados do Mato Grosso (soja e algodão), Minas Gerais e Goiás (soja), Bahia (soja e algodão) e Tocantins (soja).

Na foto, o Gerente de produção de sementes, João Vanin, abordando sobre o sistema pioneiro de rastreabilidade SLC Sementes.

 

A SLC Sementes também dispõe de um Centro de Inteligência Agrícola, o CIA, e um Centro de Inteligência de Sementes, o CIS. Ambos são divisões estratégicas, focadas na otimização de processos, de desempenhos e melhorias contínuas nas áreas de produção e de sementes. E são dedicados à coleta, análise e interpretação de dados essenciais utilizados para orientar decisões estratégicas e operacionais:

  • utilizam ferramentas de seleção de campos de sementes criteriosas, com acompanhamento de campos em um processo produtivo 100% rastreado;
  • tratos culturais direcionados para a maior qualidade de sementes;
  • seleção apenas dos melhores campos para produção de sementes e assertividade com qualidade comprovada pelo vigor e germinação dos lotes de sementes, antes, durante e após a colheita.

Na SLC Sementes, o foco é no maior vigor, na padronização dos nossos lotes de sementes e na qualidade final dos lotes, tudo para assegurar os mais altos padrões de qualidade.

O Gerente de Produção de Sementes ainda enfatizou o protagonismo da empresa na rastreabilidade dos lotes de produção de sementes, permitindo maior rastreabilidade e transparência, permitindo a rastreabilidade de 100% dos lotes, de ponta a ponta.

Abaixo é possível experienciar a rastreabilidade e as informações disponíveis de um lote de sementes real. Acesse o QR Code a seguir e confira:

QR Code

Lote exemplo de rastreabilidade. A SLC Sementes é pioneira na rastreabilidade de lotes de sementes, passando a implantar o sistema desde 2019.

 

Na sequência, o evento contou com a explanação da Especialista de Qualidade de Sementes, Andrine Bohlke, e do Coordenador de Produção e Qualidade de Sementes, Eberton Romanini.

Laboratório de Análise de Sementes: um novo capítulo na história da SLC Sementes

O LAS SLC Sementes, inaugurado em novembro de 2023, recebeu em 2024 o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, passando a atuar como laboratório oficial. Ou seja, a partir de 2024, passa a emitir boletins oficiais de análise de sementes, permitindo maior agilidade, controle de qualidade e protagonismo na tomada de decisão.

A estrutura moderna e ampla conta atualmente com 15 colaboradores e foi projetada para o crescimento da empresa, com capacidade para análise de 1,5 milhões de sacas de soja e 150 mil sacas de algodão.

O LAS SLC Sementes é considerado pela companhia o coração das decisões e é fundamental para o controle de qualidade, pois permite:

  • rapidez e autonomia total da qualidade de sementes;
  • aumento da produção;
  • acompanhamento de todo o processo produtivo, desde o campo até a expedição dos lotes de sementes;
  • controle rigoroso de protocolos internos;
  • capacitação dos colaboradores;
  • suporte nas decisões de produção e vendas;
  • experimentação e pesquisa.

A atuação do laboratório engloba desde o campo, colheita, secagem, beneficiamento, armazenamento, tratamento industrial de sementes, expedição e vendas.

Além disso, enquanto as exigências para comercialização de sementes incluem apenas três testes de controle de qualidade, na SLC Sementes utilizamos mais de 10 testes de qualidade, realizados em diferentes fases do processo produtivo e que são analisados para tomada de decisão acerca da qualidade dos lotes de sementes.

O LAS SLC Sementes confere imparcialidade e confidencialidade em função da qualificação de profissionais, transparência nos processos e análises realizadas, cumprimento das normas de qualidade estabelecidas pelo MAPA e ABRASS (Associação Brasileira de Sementes de Soja).

Segundo a Especialista de Qualidade:

“O LAS SLC Sementes leva com seriedade seu trabalho e assegura que, com a aprovação em nosso controle de qualidade, nossos clientes superem as expectativas de produtividade de seus campos. Com isso, queremos caminhar juntos para cada vez mais alcançar melhores resultados com essa parceria.”

A Especialista em Qualidade de Sementes, Andrine Bohlke enfatizou o grande número de testes de controle de qualidade, realizados durante todas as etapas do ciclo produtivo, desde a semeadura até o embarque de sementes.

Eberton Romanini, Coordenador de Produção e Qualidade de Sementes, abordou o controle de qualidade do LAS SLC Sementes, em que a gestão da qualidade é realizada baseada em padrões de qualidade restritivos, tolerados, desejados e informativos.

Ele ressaltou que os dados representam a origem da informação e, analisados de maneira isolada, não expressam nada significante. Sendo necessário ter um conhecimento amplo sobre o assunto, ele destaca:

“As sementes devem ser manipuladas como um ser vivo. A garantia de uma boa semente é passar por um processo padronizado, com controles ao longo do processo que garantam a estabilidade da qualidade da semente. Os padrões de qualidade nos processos de produção de sementes de soja devem tratar cada cultivar como uma espécie, com suas peculiaridades e padrões”.

Eberton Romanin, Coordenador de Produção e Qualidade de Sementes, apresenta o LAS SLC Sementes aos convidados da 4ª Edição do Sementes para o Amanhã.

Na SLC Sementes, utilizamos o Índice de Qualidade (IQ) SLC Sementes, baseado em 84 parâmetros que incluem:

  • testes de germinação;
  • vigor pelo teste de tetrazólio;
  • envelhecimento acelerado;
  • condutividade elétrica;
  • além de inúmeros outros testes de qualidade física, genética, sanitária e fisiológica.

O evento contou ainda com a participação do Representante Técnico de Vendas (RTV) da Syngenta, Miguel Outeiro, abordando sobre a importância do Tratamento de Sementes Industrial (TSI), benefícios dessa prática e ganhos de produtividade.

Após essa explanação, os convidados foram recepcionados nas estruturas do laboratório de análise de sementes e nas estufas utilizadas na condução dos testes de canteiro. Ambas as estruturas são consideradas chave no controle de qualidade dos lotes produzidos na SLC Sementes.

Aurélio Pavinato, Diretor Presidente  da SLC Agrícola, apresentou ainda um pouco sobre o histórico da evolução da agricultura e mudanças de manejo e tecnologia utilizadas ao longo dos anos, abordando os 79 anos de atuação do Grupo SLC, 45 desses em sete Estados do Cerrado brasileiro. Ele também destacou a adaptação e eficiência como pilares base de uma produção estável, mesmo em um cenário em constantes mudanças, além de:

  • posição estratégica das áreas de produção da SLC Agrícola, com 22 fazendas distribuídas nos Estados do Mato Grosso, Goiás, Bahia, Piauí e Maranhão;
  • manejo técnico rigoroso e baseado em dados;
  • utilização de cultivares com genética superior e adaptadas;
  • rotação de culturas;
  • manejo e conservação do solo;
  • utilização de tecnologia, como a aplicações de defensivos e fertilizantes em taxa variável e de acordo com as necessidades das áreas de produção;
  • gestão de clima, com implantação de estações meteorológicas para levantamento de dados em tempo real, entre outras.

Aurélio Pavinato apresenta estratégias de adaptação e eficiência para superar desafios nas últimas safras.

O evento foi um sucesso, proporcionando uma experiência rica em troca de conhecimento, inovações tecnológicas e práticas de manejo, solidificando a SLC Sementes como referência no setor agrícola e de sementes no Brasil.

Agradecemos aos parceiros que participaram dessa edição, como Brasmax Genética, Golden Harvest, HO Genética, Monsoy, TMG, Deltapine, Syngenta, IMA, e demais parceiros.

Obrigado por confiarem a SLC Sementes os melhores cultivares, das mais modernas tecnologias.

Esperamos vê-los nas próximas edições do “Sementes para o Amanhã”. Até lá!

Publicações Relacionadas

Lavoura de soja

Dia Mundial da Agricultura – sementes de progresso

Confira um pouco mais sobre a importância da agricultura no Brasil e no mundo, seu papel enquanto setor que mais cresce e que se preocupa com a preservação ambiental.

20/03/2025

A mulher e o agronegócio brasileiro – uma semente que se multiplica 

Descubra como a liderança feminina transforma o agronegócio brasileiro, promovendo sustentabilidade, inovação e empoderamento no campo. Leia mais sobre a importância da mulher no agronegócio com a SLC Sementes.

07/03/2025

Dia do Agronegócio: números importantes e expectativas para 2025

Confira destaques do agronegócio brasileiro, e os principais números, focando nas culturas de soja, milho, algodão e trigo

25/02/2025

ISO 9001 SLC Sementes

Certificação NBR ISO 9001: 2015: a evolução da qualidade na SLC Sementes

Em janeiro de 2025, a SLC Sementes conquistou uma nova certificação, abrangendo etapas estratégicas da produção de sementes de algodão em algumas fazendas da SLC Agrícola.

13/02/2025